Agência AlagoasSemana Santa aquece turismo em Alagoas e 83% dos leitos devem ser ocupados Todo SegundoDa Agência AlagoasOs feriadões devem movimentar a economia e aumentar a circulação de turistas em 2017. Para a Semana Santa, a expectativa é de que a taxa de ocupação hoteleira em Alagoas seja de 83%, de acordo com a projeção realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL) com base nas reservas realizadas para o feriado prolongado.
Em 2016, 83% dos leitos disponíveis no Estado foram ocupados no período. O Ministério do Turismo (Mtur) estima que as viagens em feriados injetem R$ 21 bilhões a mais na economia do Brasil durante esta temporada.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, as estatísticas reveladas comprovam a relevância dessas datas para o turismo na baixa tempoprada.
“No ano passado, nós conseguimos manter uma média de 70% de ocupação hoteleira durante todo o ano e feriados como este colaboram para esse número, rompendo com a sazonalidade do turismo. Ao final de 2017, esperamos conquistar um número ainda maior, apostando em ferramentas digitais de divulgação e em campanhas direcionadas para os mercados emissores mais importantes para Alagoas", disse Helder Lima.
A Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav) projeta que a demanda por viagens de lazer em 2017 deverá crescer entre 8% e 14%.
Hotelaria em AlagoasCom 439 empreendimentos hoteleiros, que representam cerca de 31 mil leitos, Alagoas oferece uma rede hoteleira moderna. Somente em 2016, foram instalados os hotéis Waterfront, Acqua Suit es e Tropicali Slim, em Maceió; e as pousadas Rangai, em Maragogi, e Vila Morena, em Porto de Pedras. Outros dois hotéis ainda foram ampliados: o Gran Oca Resort e o Hotel Praia Dourada, ambos em Maragogi.
Este movimento segue com mais captações de empreendimentos hoteleiros por parte do Governo do Estado, a exemplo do Hotel Porto Jatiúca que recebeu nesta terça-feira, 11, concessão de incentivos para se instalar. O hotel deve ficar pronto no segundo semestre de 2017 e promete gerar 260 novos postos de trabalho.