DivulgaçãoSaiba quais são as principais queixas contra os bancos Todo SegundoPor Juca Guimarães, do R7
Em dezembro, o BC (Banco Central) recebeu 294 reclamações procedentes contra instituições financeiras sobre erros relacionados aos cartões de crédito. Foram registrados também 280 casos de tarifas cobradas indevidamente e outros 255 débitos sem autorização. Esses três motivos lideram a lista de reclamações contra bancos.
O registro das queixas no BC contras os bancos, incluindo financeiras e empresas de consórcio, deve ser feito pelo telefone 145. O BC estabelece então um prazo de dez dias úteis para a instituição responder ao cliente.
De acordo com o tipo de reclamação, o BC pode instaurar uma fiscalização na instituição. A reclamação também pode ser feita pela internet, no site www.bcb.gov.br.
Ao todo, foram registradas 3.160 irregularidades confirmadas em dezembro. Uma redução de 21% em relação ao mês de novembro, quando o BC identificou 4.029 irregularidades. Em outubro, foram 3.987 queixas com razão.
O ranking de reclamações do BC leva em conta um índice que é calculado de acordo com o volume de clientes e o número de reclamações procedentes. O índice é o total de reclamações procedentes multiplicado por 1.000.000 e dividido pelo total de clientes.
Em dezembro, os três bancos que lideraram as reclamações foram: Itaú (índice 10,22), Bradesco (índice 8,39) e Caixa Econômica Federal (índice 7,89). Entre julho e novembro, a Caixa liderou o ranking das reclamações. No primeiro semetre do ano passado, o BC registrou 4.535 erros da Caixa, 4.373 do Bradesco e 587 do HSBC.