16/01/2016 08:11:45
Economia
Saiba quais são as principais queixas contra os bancos
Banco Central estipula 10 dias úteis de prazo para cliente receber uma justificativa
DivulgaçãoSaiba quais são as principais queixas contra os bancos
Todo SegundoPor Juca Guimarães, do R7

Em dezembro, o BC (Banco Central) recebeu 294 reclamações procedentes contra instituições financeiras sobre erros relacionados aos cartões de crédito. Foram registrados também 280 casos de tarifas cobradas indevidamente e outros 255 débitos sem autorização. Esses três motivos lideram a lista de reclamações contra bancos.

O registro das queixas no BC contras os bancos, incluindo financeiras e empresas de consórcio, deve ser feito pelo telefone 145. O BC estabelece então um prazo de dez dias úteis para a instituição responder ao cliente.

De acordo com o tipo de reclamação, o BC pode instaurar uma fiscalização na instituição. A reclamação também pode ser feita pela internet, no site www.bcb.gov.br.

Ao todo, foram registradas 3.160 irregularidades confirmadas em dezembro. Uma redução de 21% em relação ao mês de novembro, quando o BC identificou 4.029 irregularidades. Em outubro, foram 3.987 queixas com razão.

O ranking de reclamações do BC leva em conta um índice que é calculado de acordo com o volume de clientes e o número de reclamações procedentes. O índice é o total de reclamações procedentes multiplicado por 1.000.000 e dividido pelo total de clientes.

Em dezembro, os três bancos que lideraram as reclamações foram: Itaú (índice 10,22), Bradesco (índice 8,39) e Caixa Econômica Federal (índice 7,89). Entre julho e novembro, a Caixa liderou o ranking das reclamações. No primeiro semetre do ano passado, o BC registrou 4.535 erros da Caixa, 4.373 do Bradesco e 587 do HSBC.

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