31/01/2017 22:47:33
Economia
Prefeitura comprará fardamento escolar dos produtores locais de Palmeira
Prefeito Júlio Cezar garantiu a qualificação das empresas para participarem de licitações e pregões presenciais da Prefeitura
AssessoriaPrefeitura comprará fardamento escolar dos produtores locais de Palmeira
Todo SegundoDa Assessoria

A geração de emprego e renda também é um compromisso do governo Júlio Cezar. Por pensar no desenvolvimento econômico de Palmeira dos Índios, ele se reuniu nesta terça-feira (31) com o vice-prefeito Márcio Henrique, secretários municipais, vereadores e empresários do setor têxtil na sede da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes (Apalca), para discutir a abertura de licitação para a compra e venda de fardamento escolar da rede municipal de ensino. A ideia do prefeito é de que os uniformes escolares possam ser produzidos e comercializados dentro do município, como uma das alternativas de alavancar a economia local.

Na ocasião, representantes do Sebrae e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo fizeram o lançamento do Programa de Competitividade das Micro e Pequenas Empresas Industriais (Procompi). A partir do Programa, é possível lançar um edital para que novos setores, a exemplo do têxtil, surjam e estimulem a competitividade e circulação na cidade.

O programa é executado pela Federação da Indústria de Alagoas, em parceria com o Sebrae e o Sindicato da Industria do Vestuário do Estado de Alagoas  (Sindvest). A secretária municipal de Desenvolvimento Cléa Carvalho, disse que  Palmeira foi contemplada pelo programa para qualificar as empresas do setor. “Vamos qualificar e fortalecer as empresas têxteis de Palmeira que aderirem ao programa. Elas vão receber chão de fábrica, acabamento e toda qualificação técnica necessária. Vamos fazer um diagnóstico para identificar as necessidades dessas empresas para que elas atendam ao mercado. A presença do prefeito é muito importante, porque ele assumiu o compromisso de comprar dessas empresas dentro do município”, explicou Cléa.

De acordo com o prefeito Júlio Cezar, a prefeitura irá qualificar todos os empresários para participarem de licitação e pregão presencial da Prefeitura. “O compromisso da minha gestão é contemplar as empresas do nosso município. Com o pregão presencial iremos fortalecer a economia do município gerando emprego e renda. Vamos trabalhar estas empresas do setor têxtil de Palmeira para já para participarem da licitação de fardamento que a Secretaria Municipal de Educação está elaborando. E estas empresas ainda poderão terceirizar  o trabalho de costureiras para uma demanda grande do município, como essa do fardamento escolar. Vamos beneficiar toda cadeia produtiva”, enfatizou Júlio.

Segundo o prefeito, a atividade econômica de Palmeira está parada, nunca foi melhorada e não expandiu além dos limites do município. “O mundo não está no limite de Palmeira, o mundo é grande e temos que avançar nisso. É como se tivéssemos parados no tempo, há vinte anos. Estava com o governador, em Maceió, e ele falava de uma escala de repartição do ICMS. Rio Largo aparece melhor do que Palmeira, que continua ocupando o quarto lugar no Estado. Lá, em Rio Largo, eles fizeram o que a nossa secretária de Desenvolvimento Econômico, a Cléa Maria, quer fazer aqui. A nossa atividade econômica nunca foi melhorada e a fazenda toma isso como se fosse há 20 anos. Conheço gente que produz aqui, mas leva tudo vender para fora. O nosso comércio ainda funciona desorganizadamente, mas precisamos crescer e vamos dar um passo a cada dia. Quero que esses uniformes escolares sejam comprados aqui em Palmeira, comprados na nota fiscal. Isso vai fomentar a economia do município. Só vamos comprar fora o que não tiver aqui. Palmeira é uma cidade viável. Basta acreditar e trabalhar”, afirmou o prefeito.

O prefeito também pediu para que a secretária de Educação Márcia Barbosa providencie para que cada aluno receba dois fardamentos escolares, e também, os tênis.  A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo, já está cadastrando todas as costureiras do município. O cadastro serve para todos que trabalham no setor e querem se qualificar. Para mais informação, os interessados deverão procurar Sistema Nacional de Emprego de Palmeira dos Índios (SINE), que fica na Praça da Independência, Centro.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2025. Todos os direitos reservados.