Agência AlagoasEstado preza por liberação rápida de recursos para municÃpios Todo SegundoDa Agência AlagoasO secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, acompanhou, durante a manhã e tarde desta quarta-feira (31), a comitiva do Ministério das Cidades, que veio a Alagoas para conseguir informações detalhadas sobre as situações dos municípios atingidos pelas chuvas.
A primeira visita ocorreu na Grota do Rafael, localizada em Maceió, onde diversas famílias residem em áreas de risco.
“Precisamos avançar nos planos de prevenção para reduzir esses graves problemas existentes nas comunidades e que ganham maior proporção em períodos de chuva. É importante que o Governo Federal veja de perto esta situação para que possamos atuar em um trabalho preventivo com diversas frentes”, avaliou o secretário.
No período da tarde, a equipe do Ministério das Cidades visitou o município de Marechal Deodoro, um dos mais atingidos pelo aumento do nível da lagoa Manguaba.
O secretário Alexandre Ayres levou a equipe à Escola Municipal Luiz Cavalcante, onde diversas famílias que perderam seus pertences estão alojadas.
No local, o secretário Nacional do Ministério das Cidades, Paulo Veloso, conheceu a realidade municipal e recebeu as demandas emergenciais levantadas pela Prefeitura. O pleito da habitação estava na lista organizada pelo município.
“Os programas de políticas públicas do Ministério das Cidades estão todos à disposição de Alagoas. Na área de habitação, mesmo não sendo emergenciais, eles serão adaptados para esta plataforma urgente de atender à relocalização das famílias atingidas pelas chuvas. O ministério está presente em Alagoas ouvindo os prefeitos, na certeza de que eles são os líderes de reorganizar a urbanização das cidades”, informou Paulo Veloso, acrescentando que já existem procedimentos administrativos e jurídicos para o envio de recursos ao Estado de Alagoas.
CeleridadePara o secretário Alexandre Ayres, a vinda do Ministério das Cidades para Alagoas mostra o engajamento dos governos estadual, federal e gestões municipais em agir de forma rápida para solucionar os problemas que se agravaram após as chuvas.
“O Governo de Alagoas cobrou do presidente Michel Temer que essas ajuda venha de forma imediata e emergencial para investimentos estruturantes. Não adianta ficarmos remendando. O emergencial é importante, mas precisamos de uma vez por todas dos investimentos federais aqui em Alagoas para atuar de forma preventiva nos municípios que possuem os maiores riscos no Estado”, finalizou o secretário.