Arquivo / Todo SegundoCom fim do prazo, veja casos em que será possÃvel sacar grana do FGTS Todo SegundoDo R7Os trabalhadores que têm dinheiro em contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e não conseguiram resgatar o dinheiro até o final desta segunda-feira (31) só poderão tirar a grana em dois casos específicos, de acordo com a Caixa Econômica Federal.
As duas exceções são: doença grave acometida entre 10 a 31 de julho de 2017, desde que o trabalhador apresente atestado médico; e reclusão em regime fechado, ou seja, só se o trabalhador estivesse preso no período do saque. Nesses casos, só será possível retirar o recurso até o dia 31 de dezembro de 2018.
Esta segunda-feira (31) foi o último dia para sacar os valores disponíveis nas contas inativas do FGTS.
Quem perdeu o prazo, só poderá usar os recursos nos casos previstos anteriormente, como a compra da casa própria, aposentadoria, em caso de demissão sem justa causa, quando a conta permanecer sem depósitos por três anos ou no caso de algumas doenças.
Nessa etapa, o saque está liberado para todos os trabalhadores que têm direito ao benefício, não importa a data de nascimento. Pode fazer o saque quem teve contrato de trabalho encerrado sem justa causa até 31 de dezembro de 2015.
"A Caixa ressalta que o prazo de saque das contas inativas do FGTS não sofreu alteração. O prazo encerrou na segunda-feira (31/07) para todos os trabalhadores, exceto os casos que serão contemplados pelo decreto”, informou o banco, em nota.
A Caixa criou em seu site uma página especial e um serviço telefônico para tratar das contas inativas.
O banco orienta os trabalhadores a acessar o endereço ou ligar para 0800-726-2017, para que possam saber o valor, a data e o local mais convenientes para os saques. Os beneficiários também podem acessar o aplicativo FGTS para saber se têm saldo em contas inativas.