Roberta Sampaio"Palmeira terá crescimento econômico com a efetivação do projeto Bálsamo" diz Salomão Todo SegundoPor Roberta SampaioO presidente da Câmara de Palmeira dos Índios - vereador Salomão Torres, participou na manhã desta segunda-feira (20), da Audiência Pública sobre o aproveitamento hidroagrícola do Projeto Bálsamo. O encontro aconteceu na casa de eventos Aquários. Em sua fala, Torres fez questão de destacar a importância do projeto para o município, já que o mesmo contribuirá com a geração de quase 12 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia palmeirense e região.
"Quando o saudoso e grande líder político, Helenildo Ribeiro, imaginou esse projeto, ele desejou o desenvolvimento da nossa cidade, desejou ver sua terra crescendo e seu povo feliz. Tenho certeza que o nosso progresso está nas mãos desses homens e mulheres trabalhadores que irão fazer com que o Bálsamo possibilite novos rumos para o nosso município" destacou Salomão Torres.
Ainda durante sua fala, Salomão disse que "Temos pessoas preparadas e com coragem para trabalhar e, assim, desenvolver Palmeira e região. Fomos informados pelo Secretário de Estado da Agricultura - Álvaro Vasconcelos, que o governador Renan Filho se comprometeu em fazer não só os 200 ha do Bálsamo, mas, concluir todos os 700 ha do projeto, pois esse é um grande projeto, não só para Palmeira dos Índios, mas para o Estado de Alagoas. E, será à partir dele que o pequeno produtor, através da irrigação, irá desenvolver melhor a sua atividade" disse o presidente.
Já o Deputado Estadual Edval Gaia Filho falou sobre o problema da falta de água em Palmeira dos Índios, tanto para consumo humano quanto para o aproveitamento da água para que se possa viabilizar a terra economicamente.
"Helenildo Ribeiro conseguiu, quando deputado Federal, recursos para que se pudesse resolver a questão da água para consumo. Sinto por ele não está mais aqui presente, de forma física, mas tenho certeza que sua alma está muito feliz. Por isso, quero dizer que, hoje, Palmeira tem água em abundância, pois o projeto foi pensado para mais de 30 anos de abastecimento. O problema da falta de água é a estação de tratamento que não é adequada para a cidade", explica o deputado.
"Confio demais no nosso governador Renan Filho e espero que no seu governo, nós possamos concluir o Bálsamo, E, no momento em que os 700 ha estiveram prontos, Palmeira dos Índios terá um grande avanço econômico, geração de empregos e com a força desses trabalhadores iremos ofertar os produtos tanto na nossa cidade como também exportar para vários outros lugares. Sabemos das dificuldades para conseguirmos as coisas para Palmeira, mas nós não desistimos porque queremos o melhor para o nosso povo" garantiu o deputado.
União pelo BálsamoO prefeito de Palmeira dos Índios - James Ribeiro destacou a união de todos os políticos para a efetivação do projeto que foi idealizado por seu pai - Deputado Federal Helenildo Ribeiro. "Precisamos pensar além das nossas ideologias ou partidos, pois quando pensamos no coletivo a população é a maior beneficiada. Palmeira precisa do nosso trabalho e cada um contribua como puder. Esse é um projeto que me deixa muito feliz por ver essa união. Deus me deu a felicidade de ter Helenildo como o pai e sinto muito orgulho por isso", ressaltou James.
O propositor da Audiência Pública foi o vereador Júlio Cézar e a iniciativa teve a importante parceria da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Capril), que tem Luciano Monteiro como seu presidente. “Esse projeto vai ser a redenção da nossa região. Ao todo, com as duas etapas, vão ser beneficiadas mais de 12 mil pessoas direta e indiretamente”, informou Monteiro.
Nesta etapa do projeto Bálsamo, foram feitos os debates técnicos que serviram para explicar como os trabalhos da obra serão efetivados. O evento de caráter e objetivo técnico, explicando como serão as obras no perímetro do Bálsamo.
Estiveram presentes Secretário de Estado da Agricultura - Álvaro Vasconcelos, o superintendente de Irrigação da Secretaria da Agricultura, Silvio Azevedo, o Diretor de Planejamento da SUDENE - Sérgio Alencar; Representante da Secretaria do estado de Infraestrutura. Além de Representantes do poder Legislativo Federal, Estadual e Municipal, representantes de associações, líderes comunitários, classe médica representada por Dr. Emílio Silva, empresários palmeirenses, agricultores e a sociedade de forma geral.