A partir do próximo domingo, 1º de junho, o WhatsApp deixará de funcionar em diversos celulares com sistemas operacionais antigos. A medida impactará usuários que ainda utilizam smartphones com Android 5.0 (ou inferior) e iOS 15.0 (ou inferior), versões lançadas há cerca de uma década.
O motivo da suspensão, segundo a Meta, empresa responsável pelo aplicativo, é a incompatibilidade desses sistemas com os novos recursos e atualizações de segurança implementados na plataforma. Sem suporte para atualizações, os aparelhos não conseguem mais acompanhar as exigências técnicas do app, colocando em risco o desempenho e a segurança das mensagens.
O que isso significa?
Quem utiliza um celular com esses sistemas operacionais verá o WhatsApp parar de funcionar — o aplicativo não abrirá ou não permitirá o envio e recebimento de mensagens. A única saída, nesses casos, será atualizar o sistema do celular (se possível) ou trocar de aparelho por um modelo mais recente e compatível.
A recomendação do WhatsApp é sempre utilizar a versão mais atualizada do sistema operacional disponível para o seu dispositivo.
Lista de celulares que perderão acesso ao WhatsApp:
Samsung
Galaxy S3
Galaxy Note 2
Galaxy Ace 3
Galaxy S4 Mini
Galaxy Core
Galaxy Trend Lite
Galaxy Trend II
Galaxy Ace 2
Galaxy S3 Mini
Galaxy Xcover 2
Apple (iPhone)
iPhone 5
iPhone 5c
iPhone 5s
iPhone 6
iPhone 6 Plus
iPhone 6s
iPhone 6s Plus
iPhone SE (1ª geração)
LG
Optimus G
Nexus 4
G2 Mini
L90
Optimus L3 II Dual
Optimus L5 II
Optimus F5
Optimus L3 II
Optimus L7 II
Optimus L5 Dual
Optimus L7 Dual
Optimus F3
Optimus F3Q
Optimus L2 II
Optimus L4 II
Optimus F6
Enact
Lucid 2
Optimus F7
Como saber se seu celular será afetado?
Para saber qual é a versão do sistema operacional do seu aparelho:
Android: Vá em Configurações > Sobre o telefone > Informações do software.
iPhone: Vá em Ajustes > Geral > Sobre.
Se a versão exibida for igual ou inferior a Android 5.0 ou iOS 15.0, é sinal de que o WhatsApp deixará de funcionar no seu aparelho.
O que fazer se o seu celular está na lista?
Caso o seu aparelho esteja entre os afetados, verifique se há atualizações de sistema disponíveis. Se não houver, a alternativa será migrar para um celular mais recente. Antes de trocar de aparelho, é possível fazer backup das conversas para restaurá-las no novo dispositivo.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621