Cortesia / InternautaSuperlua é registrada em Alagoas e divulgada nas redes sociais Todo SegundoDo Todo SegundoAlagoanos puderam desfrutar no início da noite de segunda-feira (14), de uma vista privilegiada, a superlua. Sem nuvens, foi possível ver o surgimento da lua em um tom avermelhado, que aos poucos foi clareando.
Prevista para nascer às 18h56min, foram necessários pelo menos nove minutos para que a superlua pudesse ser observada no céu alagoano. E foi sob aplausos, muitos flashes e gritos de alegria, que um grupo de pessoas se reuniu em um ponto estratégico, em Maceió, para ter o melhor ângulo e poder fotografar o fenômeno.
Para Natália, é foi oportunidade única, pois ela nunca tinha visto um fenômeno semelhante. “O que mais me instigou foi o fato de que a lua chegou mais perto da terra desde os últimos 70 anos, foi inédito”, escreveu no WhatsApp.
O cálculo dos especialistas é que o astro só voltará a ficar tão próximo da Terra no dia 25 de novembro de 2034. E tem muita gente se programando para presenciar o fenômeno, que pode ser visto a olho nu.
SuperluaA explicação para o aumento no tamanho do astro está no fato de a órbita da lua ser elíptica. Por isso, a distância até nosso satélite natural varia, e a menor distância até a terra (chamada de perigeu) é bem diferente da maior distância (chamada de apogeu): o perigeu da lua se dá por volta de 362.600 km da Terra e o apogeu, na média, por volta de 405.400 km.