A Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios descartou um caso suspeito de sarampo no município. O caso envolveu uma criança de 3 anos, moradora do município e foi descartado após investigação e análise laboratorial (LACEN/AL).
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que o caso suspeito foi identificado no último dia 18 de abril de 2025, envolvendo a criança com histórico vacinal completo. A criança foi atendida na Unidade Pediátrica do município e, desde então, todas as medidas de vigilância epidemiológica foram adotadas conforme os protocolos do Ministério da Saúde.
Embora o caso tenha sido negativado para sarampo, o episódio acendeu um importante alerta para a Vigilância em Saúde no município, demonstrando a importância de manter a situação vacinal completa dos munícipes.
Confira na íntegra:
NOTA INFORMATIVA À POPULAÇÃO
Palmeira dos Índios, 22 de abril de 2025.
A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios informa que o caso suspeito de sarampo, identificado no último dia 18 de abril de 2025, envolvendo uma criança de 3 anos de idade com histórico vacinal completo, foi descartado após investigação e análise laboratorial (LACEN/AL).
A criança foi atendida na Unidade Pediátrica do município e, desde então, todas as medidas de vigilância epidemiológica foram adotadas conforme os protocolos do Ministério da Saúde. Embora o caso tenha sido negativado para sarampo, o episódio acendeu um importante alerta para a Vigilância em Saúde, demonstrando a importância de mantermos a situação vacinal completa dos nossos munícipes.
Diante disso, reforçamos à população a importância da vacinação como principal forma de prevenção contra o sarampo e outras doenças. É fundamental que pais e responsáveis levem as suas crianças às Unidades de Saúde para atualizar o calendário vacinal. Adultos e idosos também devem verificar a situação vacinal, contribuindo assim para a imunização
coletiva.
Ressaltamos que manter a vacinação em dia é essencial para que, em caso de novos casos suspeitos ou confirmados, a nossa população esteja protegida e preparada para enfrentar esse tipo de agravo. A prevenção é a nossa melhor defesa.
Contamos com a colaboração de todos.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621