Carla CletoSamu Arapiraca realizou mais de 1.200 atendimentos de trânsito Todo Segundo Por Arnaldo SanttosNo primeiro quadrimestre deste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou mais 1.200 atendimentos de trânsito nos municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Os dados são do Setor de Arquivo Médico e Estatístico (Same) da Central de Regulação de Urgências Médicas da Regional Arapiraca.
Na região, o maior índice de acidentes de trânsito está relacionado à queda de moto, com um total de 470 ocorrências, seguido por colisões entre carro e moto, com 242. Em terceiro lugar surgem as colisões entre motos, totalizando 136 casos.
“As estatísticas refletem o quadro epidemiológico dos agravos de trânsito da região, onde as motocicletas se apresentam como um dos principais meios de transporte. A sua utilização inadequada, sem o uso dos equipamentos de proteção, como capacete, luvas e outros itens, além da condução irresponsável, têm gerado danos e sequelas à população”, afirmou o assessor técnico do Samu Arapiraca, Fabiano Lúcio de Almeida.
Além do uso adequado do capacete, o respeito às leis de trânsito, especialmente à direção defensiva, e o respeito ao pedestre são posturas essenciais a todos os condutores no dia a dia no trânsito, destacou Fabiano Lúcio de Almeida.
Ainda de acordo com ele, “o Estado tem realizado a sua parte, mediante campanhas educativas, a exemplo das realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Mas é preciso que a população se conscientize que a melhoria do trânsito começa com a educação para a convivência social”, ressaltou.