06/09/2017 22:59:47
Alagoas
Projeto: Semarhpi viabiliza aula prática no barco escola do IMA
Barco levou 30 alunos da Escola Antônio Barbosa Leite, zona rural de Palmeira
AssessoriaProjeto: Semarhpi viabiliza aula prática no barco escola do IMA
Todo SegundoDa Assessoria

A bordo de um catamarã, 30 alunos da Escola Antônio Barbosa Leite, da zona rural de ensino de Palmeira dos Índios, visitaram nesta quarta-feira (6), em Marechal Deodoro, o projeto Navegando com o Meio Ambiente, do Instituto do Meio Ambiente (IMA). O barco-escola proporcionou aos estudantes observar in loco a área apresentada durante o percurso, que foi acompanhada uma equipe multidisciplinar que contou com biólogos, geógrafos, assistente social e pilotos capacitados.

Os alunos e a equipe partiram da base descentralizada do órgão, que fica localizada na Ilha de Santa Rita, e navegaram pela lagoa Mundaú, passaram pela zona de canais, em um percurso que envolve o município de Coqueiro Seco, especificamente pelo povoado Cadós, pelos bairros do Dique Estrada e Pontal da Barra, em Maceió, e retornaram à base de origem. O conteúdo abordado durante a eco-aula esteve relacionado a aspectos da biota local, fauna e flora, divulgação e esclarecimento sobre o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú Manguaba (Celmm) e a APA de Santa Rita, além de explanação sobre os impactos causados pela ação antrópica na região.

O projeto emocionou a diretora Escola Antônio Barbosa Leite Quitéria Maria. “Fiquei encantada e emocionada com a atividade, pois sei que ações como essas têm uma efetividade maior para a consciência ambiental dessas crianças, sendo uma escola que já vem dando exemplo nessa área, com diversos projetos de sustentabilidade”, destacou a educadora.

Para a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Palmeira dos Índios (Semarhpi) a ação faz parte da educação ambiental que tem sido implantada no município. “O passeio foi uma consequência das gincanas ambientais realizadas em algumas escolas, e que tem como premiação das equipes ganhadoras essa aula prática, onde as crianças têm a oportunidade de aprender, conhecer outro ecossistema diferente do nosso e viver essa experiência diferente, inclusive as crianças especiais”, declarou a secretária.

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