A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa à população que as farmácias das Unidades Básicas de Saúde do município estão devidamente abastecidas com todos os medicamentos e correlatos, necessários para atender à demanda que, diariamente, necessita dos produtos. A última aquisição de medicamentos foi processada em fevereiro, por meio do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul) e, recentemente, chegaram os medicamentos que faltavam, como captopril, omeprazol e losartana.
De acordo com a coordenação da Farmácia Central da SMS, estão em falta os medicamentos fornecidos pelo Governo Estadual, a exemplo da insulina Lantus, que apresenta estoque zerado na Farmácia de Componentes Especializados da Assistência Farmacêutica (CEAF). “Estamos com nossa farmácia abastecida e não falta nenhum medicamento que seja fornecido pelo município. Mas os medicamentos que são fornecidos pelo Estado,estão com estoque zerado”, explica Karênia Rocha.
O último estoque de insulina Lantus, por exemplo, foi enviado para o município em janeiro, graças a um apelo do prefeito Júlio Cezar e de um grupo de mães palmeirenses que têm filhos que dependem da medicação. A previsão de chegada de uma nova remessa de insulina do Governo Estadual é para 20 de junho. Enquanto isso, o Governo Municipal autorizou a compra da insulina para que os pacientes não fiquem desassistidos.
Os medicamentos mais procurados pelos pacientes, e que são fornecidos pelo estado, e que estão em falta são: Alenia, Gabapentina, Hidroxicloroquina, Hidroxiureia, Insulina Glargina (Lantus), Isotretinoina (Roacutan), Toporamato (100mg), Tiotropio e Ziprasidona.
A prefeitura e a SMS reafirmam o compromisso com a população de tratar a saúde pública com seriedade e respeito. A SMS informa, ainda, que os medicamentos que chegaram recentemente podem ser conferidos na lista em anexo.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621