Com recursos próprios, a Prefeitura de Palmeira dos Índios lançou na Comunidade Caraíbas Tortas, durante a manhã desta sexta-feira (4), a edição 2025 do programa Mais Água Agricultor, uma iniciativa que beneficia 185 comunidades da zona rural da cidade, ao levar água a quem mais precisa. Ao todo, são 15 caminhões-pipa, com capacidade de 15.000 Litros de água, que reforçarão as cisternas dos habitantes diariamente.
Estima-se, que – por semana – chegarão aos locais mais de 1,5 milhão de litros de água. A primeira família a ter a cisterna abastecida foi a de seu Josenildo Gomes da Silva. Morador da comunidade desde que nasceu, aos 66 anos, ele comemora a chegada do programa em sua residência e conta que a iniciativa evitou que ele, a esposa e a filha passassem ainda mais dificuldades. “Esta água foi uma bênção que Jesus Cristo mandou para nós. Abaixo Dele só a prefeita, a vice-prefeita e o secretário Júlio Cezar. Do jeito que estava aqui, as coisas estavam difíceis. Eu não tenho carro, eu não tenho besta, como é que eu ia fazer para ter água? Só se fosse pedindo caneca aos outros”, desabafou.
A solenidade de lançamento da edição 2025 do Mais Água Agricultor reuniu autoridades da Administração Pública Municipal que, por sua vez, se mostraram comprometidas com a melhoria das condições de vida da população de Palmeira. Além da prefeita Luísa Júlia e do secretário de governo Júlio Cezar, estiveram presentes no evento o secretário municipal de Defesa Civil Carlos Guruba, a secretária municipal da Mulher Rosângela Monteiro, a secretária municipal de Educação Renilda Pereira, o secretário municipal de Assistência Social Josival Calixto, o coordenador do Programa Mais Água Agricultor Lucas Tavares, o superintendente municipal de transporte e trânsito Dindor, além de lideranças comunitárias, a exemplo de Marta Ferreira, que representa a comunidade Caraíbas Tortas.
“A nossa comunidade tem mais de meses que não recebe água normalmente, então esse programa é muito importante pra gente. Muitas vezes somos socorridos pelo exercício. Este programa nos apresenta uma esperança, de que teremos mais sobrevivência”, disse a líder comunitária Marta Ferreira.
De acordo com o secretário de Defesa Civil Carlos Guruba, o lançamento do programa foi importante para matar a sede das pessoas que necessitam. “Mesmo com a proximidade da quadra chuvosa esta iniciativa irá facilitar a vida destas pessoas e é reconfortante fazer isso por elas”, disse.
O secretário de Governo Júlio Cezar reiterou a fala da prefeita e deixou clara a sua alegria pelo lançamento do programa. “Este é um governo que gosta de gente e é comprometido com a zona rural. Parabéns, prefeita, pelo compromisso com estas pessoas. Tenho certeza que o governo municipal fará ainda mais”, disse o secretário.
Em solidariedade aos moradores de Caraíbas Tortas, a prefeita Luísa Júlia resolveu lançar o Programa Mais Água Agricultor. “Tocou muito no meu coração quando os apelos de Marta chegaram aos meus ouvidos. Sabemos que nenhum ser humano pode passar fome ou sede. Confiamos em Deus que o inverno será de fartura, mas até lá lançamos este programa e queremos que todos tenham acesso à água”, disse a prefeita Luísa Júlia.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621