Após matéria publicada nesta quinta-feira (01), pelo Portal Todo Segundo, sobre a suspensão no atendimento de pacientes com câncer do Complexo Hospitalar Manoel André (Chama), a Secretaria de Saúde do Estado alegou por meio de nota, que está em dias com o repasse da verba e que a responsabilidade é da prefeitura de Arapiraca.
Por sua vez, a prefeitura de Arapiraca, informou também por meio de nota, que os recursos referentes ao pagamento encontram-se em conta, o recurso da contrapartida do Estado de Alagoas, foi transferido pela SESAU na manhã desta quinta, no entanto, a entidade se recusou a receber o montante como também retornar o funcionamento, a fim de discutir assuntos inerentes a 2015.
Confira a nota a nota da Sesau
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que a última prestação de contas apresentada pela Secretaria de Saúde de Arapiraca, referente à oncologia do Centro Hospitalar Manoel André (Chama), foi paga no dia 30 do mês passado. Ressalta que o pagamento, no valor de R$ 600 mil, foi realizado para o Fundo Municipal de Saúde de Arapiraca, a quem cabe repassar os recursos para o Chama, conforme prevê a contratualização da oncologia.
Confirira a nota da Prefeitura
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que os recursos referentes ao pagamento à Oncologia do Centro Hospitalar Manoel André (Chama) encontra-se em conta, o recurso da contrapartida do Estado de Alagoas, foi transferido pela SESAU na manhã de hoje, no entanto, a entidade se recusou a receber o montante como também retornar o funcionamento, a fim de discutir assuntos inerentes ao ano de 2015.
A Prefeitura informa ainda, que o compromisso com o centro hospitalar está quites, mas ouvirá as propostas durante reunião que será realizada na próxima terça-feira (6).
Entenda o caso
O Complexo Hospitalar Manoel André (CHAMA), situado em Arapiraca, suspendeu, nesta quinta-feira (01), o atendimento do setor de oncologia, ou seja, que trata de pacientes com câncer, por falta de verbas que teriam que ser repassadas pelo governo de Alagoas.
O atendimento no hospital de pacientes diagnosticado com o câncer é feito através do Sistema Único de Saúde (SUS) e funciona da seguinte forma: 35% dessa verba é cedida pelo município de Arapiraca e 65% pelo Estado.
O Portal Todo Segundo entrevistou a médica Bertha Mendes, diretora do setor de oncologia, e explicou que os constantes atrasos no repasse de verbas impede que o atendimento funcione de forma adequada. “O atraso dos pagamentos é referentes a outubro, novembro e dezembro de 2017. O município diz que tem os 35% do recurso, mas os outros 65% do Estado não estão sendo repassados, o que compromete a verba que passada em conjunto. Só recebemos verba até junho deste ano, não dá para arcar com exames, consultas e medicamentos desta forma”, disse.
Essa é a terceira suspensão de atendimento a pacientes com câncer do Chama. Em janeiro e maio deste ano, o hospital suspendeu o atendimento pelo mesmo problema.
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