Principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro, o Censo Escolar estará disponível a partir desta quarta-feira (30) para a coleta, digitação e exportação dos dados 2018, por meio do site educacenso.inep.gov.br. Escolas públicas, privadas e filantrópicas de todo o país devem lançar seus dados.
Esta primeira etapa, sob a responsabilidade dos gestores ou responsáveis pela escola, e dos gestores das redes de ensino, consiste no preenchimento da matrícula inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.
Após a divulgação dos dados preliminares no Diário Oficial da União (DOU), o sistema Educacenso será reaberto por mais 30 dias, para conferência e correção das informações prestadas. A previsão é que esse período ocorra durante o mês de setembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Treinamento
Ratificando a importância da participação de todas as escolas no preenchimento do Educacenso, o coordenador estadual do Educacenso em Alagoas, Ademir Oliveira, informa que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio das Gerências Regionais de Educação (Geres), oferece treinamentos acerca do procedimento.
“Teremos encontro de treinamentos nas Geres. Encaminharemos todo o material para que socializem com as escolas da rede estadual, as Semeds (Secretarias Municipais de Educação) e escolas privadas”, adianta Ademir.
Para mais informações sobre o Educacenso 2018, as escolas podem entrar em contato com a Seduc pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones 3315-1264/1265.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621