A Polícia Federal divulgou no início da noite desta quarta-feira (11), um balanço da Operação Policial Casmurros realizada na segunda-feira (10), em conjunto com a Controladoria Geral da União em Alagoas e Ministério Público Federal, nas cidades de Maceió, Arapiraca, Boca da Mata, Rio Largo e São Miguel dos Campos.
A ação ocorreu após investigação conduzida em inquérito policial instaurado com o objetivo de apurar desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar - PNATE e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação Básica - FUNDEB, na Secretaria Estadual de Educação – SEDUC.
De acordo com a Polícia Federal, dos 15 presos, sete são servidores. Todos eles foram conduzidos para audiência de custódia na Justiça Federal em Alagoas na terça. E depois da audiência, por determinação judicial, foram reconduzidos para a Sede da Polícia Federal em Alagoas, onde permanecem à disposição da Justiça. O balanço final da ação deve ser divulgado ainda nesta semana.
Balanço parcial:
26 mandados de busca e apreensão cumpridos
15 mandados de prisão temporária cumpridos
15 prisões temporárias cumpridas
14 homens presos (6 deles são servidores)
1 mulher presa (1 servidora)
18 indiciamentos realizados
15 HDS apreendidos
Dezenas de extratos bancários apreendidos
22 celulares apreendidos
24 pen drives apreendidos
1 tablet apreendido
19 notebooks apreendidos
Várias agendas (modelo tradicional) apreendidas
1 talonário de cheque apreendido
4 cartões de memória apreendidos
20 mídias físicas (CD/DVD)
3 computadores apreendidos
Efetivo empregado: 121 policiais federais e 11 auditores da Controladoria Geral da União,
R$ 55.904,00 em espécie apreendidos (para depósito em conta judicial)
Centenas de documentos apreendidos: relatórios diversos, mapas de controle, contratos administrativos e aditivos, escrituras de imóveis) entre outros tipos de documentos
E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621