ILUSTRATIVANúmero de crianças ‘pedindo esmolas’ aumenta em Delmiro Todo SegundoPor Edson AlvesO número de crianças e adolescentes que pedem quantias de dinheiro com a faixa etária entre 6 a 12 anos aumentou assustadoramente em Delmiro Gouveia. Após denúncias feitas por vários internautas, a reportagem do Blog do Edson Alves, Todo Segundo e Portal Radar 89 percorreu várias ruas do município e constatou o fato.
As crianças andam em bloco (cada uma com 4 ou 5 delas) chegando a mais 20 pessoas espalhadas por rua e que algumas delas estavam com hematomas no corpo que pode ter sido provocado pela agressão dos pais.
Em conversa com uma dessas crianças perguntamos o porquê de tantas delas pedindo esmolas. A resposta foi assustadora.
“Meus pais estão em casa e se eu não trazer nada para casa eles me batem”, disse uma.
Já outra falou que: “… meus pais são usuários de drogas e de bebidas alcoólicas e eles querem dinheiro e por essa razão estou aqui.
Durante a conversa, uma descoberta. Uma pessoa de maior comanda a equipe (que é considerada a líder da turma) com um carrinho de bebê cheia de alimentos e com uma boa quantia em dinheiro.
O assunto gerou polêmica e foi tema de debate no grupo de Whatsapp do Blog do EA, destinado a notícias.
O repórter Edson Alves teve acesso a esse debate e observou os relatos dos internautas sobre o assunto: Veja alguns deles:
“Não deem dinheiro de jeito nenhum. Muitos desses pais utilizam as crianças para sustentar a vagabundagem e o consumo de drogas, lícitas e ilícitas”.
Já outro internauta explicou:“Hoje, uma garota de 16 anos me perguntou se eu poderia arranjar um emprego pra ela, pois, não aguentava mais esperar pelos pais, ainda mais, porque gosta de curtição.
Daí, o Conselho que dei, foi para focar em estudar e conseguir essa “liberdade” com dignidade, quem sabe um dia, até ajudar os pais.
Na hora, ela me cortou e falou que o Conselho que dei, a deixou ainda mais revoltada.
Falei, que por ser menor, seria difícil. Falei e perguntei sobre os projetos de Jovem Aprendiz. Nunca ouviu falar e não tinha interesse. Ao abrir o perfil dela no Facebook, vi que já tem 1 filho. 16 anos, com 1 filho, evidentemente, criado pelos avós. Ainda diz que não aguenta mais esperar pelos pais, que quer trabalhar porque quer cair na curtição”.
Outro depoimento:“… além das outras cidades e até aqui nos bairros de Delmiro Gouveia ta um caso sério com tanta crianças e jovens no mundo das drogas.
Em conversa com alguns comerciantes, o fato chega a ser pior onde crianças e adolescentes chegam até a agredir os clientes caso não deem o valor em dinheiro.
A conselheira tutelar de Delmiro Gouveia, Marlene Lopes participou do debate no aplicativo e explicou que o Conselho Tutelar de Delmiro já esta ciente do fato.
Disse ainda que todos os dias as lojas e demais pontos comerciais, além dos bairros são alvos de grande quantidade de menores e adolescentes que passam por suas portas a pedir e esses casos já estão sendo encaminhados ao Ministério Público (MP/AL).
Após novas análises por parte da nossa reportagem descobrimos que grande parte dessas crianças e adolescentes residem nas áreas periféricas de Delmiro Gouveia e chegam a sair de casa pela manhã e só voltam no cair da tarde e que boa parte dos pais são usuários de alguma droga ilícita.