Todo SegundoManifestantes protestam contra a PEC-55 em Palmeira dos Índios Todo SegundoDo Todo SegundoGrupos de professores, alunos e sindicalistas se reuniram, no fim da manhã desta terça-feira (1º), em Palmeira dos Índios, para protestar contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, que prevê um valor mínimo e um valor máximo do que deve ser gasto pela máquina pública nos próximos 20 anos.
Os manifestantes se concentraram na Praça Moreno Brandão (Praça do Açude), com faixas, cartazes e carro de som, e em seguida, seguiram em caminhada pelas principais ruas do centro da cidade, encerrando o ato em frente a Catedral Diocesana, com discursos e apresentação da tradicional dança dos índios da tribo Xukuru-Kariri.
De acordo com os organizadores, a intenção do ato foi alertar a população sobre um possível prejuízo caso a PEC 55 seja aprovada. “Essa PEC 55 congela por 20 anos os gastos públicos com saúde pública, universidades públicas, escolas públicas. O salário mínimo também não pode ter um reajuste, como ele vem tendo”, disse a presidente do Núcleo Regional do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindprev), Reliete Ramos.
No campus sede da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) em Palmeira dos Índios, um grupo de estudantes e universitários iniciaram a ocupação do prédio em protesto à PEC 55. Segundo eles, todos os estudantes vão dormir no local e não há previsão para desocupação. Enquanto isso, várias palestras estão sendo promovidas sobre conjuntura política, reforma do ensino médio e a PEC 55.
Aprovada na Câmara, PEC 241 passa a tramitar no Senado como PEC 55Aprovada pela Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece um limite para os gastos públicos pelos próximos 20 anos, recebeu nova numeração ao passar a tramitar no Senado, sob a numeração de PEC 55.
A mudança na numeração da PEC não implica necessariamente em uma mudança no conteúdo da proposta (os senadores ainda analisarão o texto e poderão propor alterações). De acordo com a Secretaria-Geral da Mesa, a modificação ocorre para organizar o sistema do Senado.