Entonação de voz, microfone, informação rápida e proximidade com o público. Para o prefeito da cidade de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, ser radialista é uma profissão especial, que faz parte da sua história e lhe projetou para o Brasil.
Em um gesto reconhecedor do trabalho de seus colegas de profissão, o prefeito, jornalista e radialista Júlio Cézar reuniu na noite desta sexta-feira (09), em sua residência, profissionais da imprensa onde ofereceu um jantar para comemorar o “Dia do Radialista”.
“Eu recebi vocês hoje aqui em minha casa, porque eu vim do rádio. O rádio me fez jornalista, me projetou para o Brasil. Eu estou ocupando uma função que é muito nobre, mas consome muito a nossa energia. Governar não é fácil, governar é muito difícil, governar é aceitar crítica, é ser criticado todo dia. Acordar com o rádio falando de você, as pessoas duvidado de sua capacidade, mas eu não respondo as críticas, porque sei que a função que excesso tem que ser criticada, a crítica ajuda a enxergar muito mais do que os falsos elogios”, disse Júlio Cezar.
Continuou- Há um ano, eu fazia esse momento, e um ano depois eu estou fazendo com vocês. Primeiro; eu quero mostrar a vocês que não perdi a minha origem, segundo; que eu continuo morando onde sempre morei, terceiro; de que tudo passa. O que gosto mesmo é de ser jornalista, é de ser radialista, isso está na veia da gente. A capacidade de se comunicar é uma coisa rara. Por isso estamos recebendo vocês aqui, para a gente se confraternizar”, completou.
Estiveram presentes: Djalma Lyma - Farol FM e Portal Todo Segundo, Ricardo Vitório (Vitório FM), Valmir Lopes (Palmeira FM), Nivaldo Barbosa (Palmeira FM), Léo Barbosa (Farol FM), Antônio Menezes, Ivanildo Ferreira, Cornelio Batista, Roberta Sampaio (Portal F5 Alagoas), entre outros profissionais da imprensa.
Dia do Radialista ainda é comemorado em duas datas
A comemoração do Dia do Radialista ainda hoje acaba gerando muita confusão. Por anos e anos, a data era lembrada no dia 21 de setembro. Entretanto, uma lei federal assinada em 2006 transferiu para 7 de novembro o dia que homenageia os radialistas. A curiosidade é que, com a alteração, muitos passaram a comemorar o Dia do Radialista em duas datas.
A história teve início em 1943, no primeiro governo de Getúlio Vargas. O então presidente sancionou uma lei em que fixava um piso salarial, ou remuneração mínima para os profissionais da categoria. A data, 21 de setembro, passou a ser comemorada em alusão ao histórico decreto. Consta que a Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi quem realizou as primeiras comemorações para o Dia do Radialista, ainda na década de 40.
Em 2006, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou a lei nº 11.327, que institui 7 de novembro como a data de comemoração oficial do Dia do Radialista. A mudança aconteceu em decorrência a uma homenagem ao músico e radialista Ary Barroso.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621