O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, assinam, nesta quinta-feira (7), às 10 horas, o contrato para a construção de mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na capital. A solenidade vai ocorrer no Ambulatório 24 Horas Assis Chateaubriand, na Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins, local onde será construída a nova unidade.
A obra, no valor de R$ 5,4 milhões, será custeada com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep). A previsão da conclusão é de 120 dias, contados a partir do início da execução dos serviços. A unidade irá assegurar atendimento intermediário – entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade.
Assim como as UPAs já existentes no Benedito Bentes e Trapiche, a unidade do Tabuleiro do Martins irá reforçar o atendimento intermediário entre a Atenção Básica e a Alta Complexidade. Quanto estiver em funcionamento, o novo equipamento de saúde irá funcionar 24 horas por dia, durante os sete dias da semana e, desse modo, poderá resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febres altas, fraturas, cortes, derrame e infarto.
Estrutura – A UPA do Tabuleiro do Martins será do tipo III e vai ter capacidade para atender até 350 pacientes por dia ou 10.500 por mês, assim como a unidade que está sendo construída no bairro Jacintinho, em Maceió. Ela será dividida em leitos de observação (15) e de urgência (4), nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. O equipamento vai dispor do serviço de classificação de risco, sala de nebulização, consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-x e eletrocardiograma.
Atendimentos – Durante o período de construção da UPA do Tabuleiro do Martins, o atendimento do Ambulatório 24h Assis Chateaubriand está assegurados e funcionará normalmente em um prédio localizado próximo ao ambulatório, também na Avenida Durval de Góes Monteiro, ao lado do Banco Bradesco, na Bomba do Gonzaga.
Em relação aos servidores que trabalham no Assis Chateaubriand, eles serão deslocados, durante a reforma, para atuar na unidade onde os serviços do ambulatório serão disponibilizados. Com a conclusão da obra, eles irão migrar para a nova UPA, sem nenhum prejuízo.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621