01/07/2019 19:56:01
Alagoas
Fórum municipal discute “redução de danos” como estratégia de saúde
Evento é promovido pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde
AssessoriaEdição mensal do Fórum Intersetorial de Cuidados em Saúde Mental
Assessoria

Na edição mensal do Fórum Intersetorial de Cuidados em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Ficsmad), do mês de junho, apresentou o tema “Redução de danos”, ministrado por Leilane Camila Ferreira, enfermeira do Caps Ad Amor e Esperança, especialista em Psiquiatria e Saúde Mental, realizado na última semana, no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria).

O Ficsmad é promovido pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde. Aberto à participação de toda a sociedade, o evento, que acontece sempre na última quinta-feira do mês, é considerado um importante espaço coletivo de construção e discussão da Rede de Atenção Psicossocial do Município, que ainda conta com a participação de colaboradores das pastas da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.

Sobre a temática “Redução de Danos”, a enfermeira Leilane Camila Ferreira explica que se trata de um conjunto de promoção de saúde e cidadania, que respeita a premissa de que saúde é um direito de todos.

“Redução de danos é uma estratégia de saúde pública que busca controlar possíveis consequências adversas ao consumo de psicoativos sem, necessariamente, interromper esse uso, buscando inclusão social e cidadania aos usuários de drogas”, definiu Leilane Camila Ferreira

Ficsmad

“Entre as propostas do Fórum está servir de canal para troca de experiências entre o público assistido, os seus familiares, os profissionais dos serviços e a sociedade . E, através das discussões sobre os variados temas relacionados, trabalhar o fortalecimento da política de Saúde Mental em Arapiraca”, ressaltou Clédja Almeida, psicóloga e coordenadora do Ficsmad.

Assistência

Graciel Gonçalves, 28, há dois anos é usuário do Caps AD. Ele explica que, quando chegou ao local, o sentimento que carregava era de exclusão, que logo se transformou acolhimento e amor. E para ele, as discussões estabelecidas durante o Ficsmad são mais uma oportunidade para ampliar os seus conhecimentos e contribuir com a melhoria dos serviços.

“Amor e esperança é o nome do Caps, sentimentos que representa muito bem o órgão. Desde o primeiro dia, há dois anos, que eu me sinto acolhido e amado pela equipe de profissionais. Eles não somente me ajudam com o problema do vício, mas também a entender a minha realidade e me tornar um ser humano melhor. É uma família que me escuta, ajuda e devolve a minha esperança para vencer”, afirmou.

E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2025. Todos os direitos reservados.