As tradicionais festas juninas, que ganham destaque em todo o Brasil durante o mês de junho, têm um papel importante não apenas na valorização das manifestações culturais, mas também no aquecimento da economia local.
Em Alagoas, onde a cultura nordestina é vibrante, as comemorações em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro movimentam o consumo e impulsionam setores como comércio, turismo e gastronomia.
De acordo com levantamento do Itaú Unibanco, as vendas em Alagoas cresceram 6,9% em junho de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Este desempenho coloca o estado na terceira posição entre os que mais cresceram no Nordeste, atrás apenas da Paraíba (11,7%) e do Maranhão (10%). O Ceará aparece em quarto lugar, com crescimento de 4%.
Segundo o mesmo levantamento, as vendas realizadas entre os dias 1º e 30 de junho de 2025 cresceram 10,9% no Brasil, em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os setores que mais se beneficiaram estão o de recreação, com aumento de 14%, o de hotéis e serviços de turismo, com crescimento de 11,7%, e o de alimentos e bebidas, que registrou um acréscimo de 8,2%.
Os dados consideram as vendas realizadas por meio de cartões de débito e crédito, além de transações via Pix QR Code e Pix Transferência, envolvendo pessoas físicas e pessoas jurídicas, tanto em lojas físicas quanto em e-commerce.
E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621