31/08/2017 12:35:05
Alagoas
Estado de Alagoas lidera ranking de demissões e desemprego
Dados podem ser vistos neste quadro daimagem, disponibilizado no O Globo pelo jornalista Lauro Jardim
DivulgaçãoEstado de Alagoas lidera ranking de demissões e desemprego
Todo SegundoPor Bernardino Souto Maior

Segundo informações que foram publicadas no Jornal O Globo na quarta-feira (30), o Estado de Alagoas foi quem mais desempregou nos últimos 12 meses.

Segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) que é um sistema do Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal foi Alagoas o estado campeão em números relativos.

Os dados podem ser vistos neste quadro daimagem, disponibilizado no O Globo pelo jornalista Lauro Jardim.

Durante julho de 2016 e junho de 2017, com base nas informações de dados de carteira assinadas em números absolutos o estado do Rio de Janeiro teve 66 mil demissões, acompanhado por Pernambuco com 32 mil e Alagoas com 31 mil demissões. Ainda seguidos por Ceará com 15 mil e Pará 10 mil.

Na contramão Minas Gerais lidera empregos formais com novos 62 mil postos gerados, seguidos de São Paulo, Goiás, Paraná e Santa Catarina.

Apesar de em números absolutos Alagoas já ocupar a 3º posição o dado se torna dramático quando se faz a comparação relativa à população de cada estado.

Rio de Janeiro tem 16,4 milhões de habitantes. Pernambuco com 9 milhões. Alagoas com 3,3 milhões. O que equivale que no Rio de Janeiro 0,004% da população perdeu emprego no período pesquisado. Em Pernambuco 0,0032%.
Alagoas lidera com 0,0093%, ou seja mais que o dobro do Rio de Janeiro que é o segundo colocado.

O período analisado é de 12 meses, equivalente a um ano, o que não deixará dúvidas da política de emprego falha no Governo Estadual dez Renan Filho.

Os Corneteiros do Palacio não terão a desculpa de dizer que a culpa é da safra de cana-de-açúcar ou do período pesquisado ter sido de baixa temporada turística.

O principal fato é que as empresas não mais vieram a Alagoas, nenhum Indústria se instalou aqui nos últimos anos, os empresários estão sentindo o peso da alta carga de tributos que o estado impõe. Reflexo disso tudo se dá na demissão dos trabalhadores alagoanos que geram desigualdade social, pobreza, concentração de renda na mão de poucos.

Emprego mesmo, só dos aliados do Palacio que andam negociando cargos comissionados.
E Alagoas é campeão de mais um índice negativo, prova que construir estradas e hospitais não asseguram geração de emprego.

O Brasil é um país de 15 milhões de desempregados e 207 milhões de habitantes, o que da 0,007%, ou seja, Alagoas é ainda pior que a média nacional geral.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2025. Todos os direitos reservados.