Divulgação/SINDPOLDelegacia Regional de Delmiro Gouveia poderá ser interditada Todo SegundoPor Jane KlébiaO Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas ( Sindpol) solicitou nesta quarta-feira (13) com urgência a interdição da Delegacia Regional da cidade de Delmiro Gouveia. O local apresenta vários problemas, mas, o chama mais atenção é a superlotação, as condições precárias e desumanas em que se encontram os presos.
O Sindpol alega ainda que o espaço não tem projeções adequadas para funcionar como cadeia pública, além da falta de espaço, falta também alimentação para os detentos e existe carência de efetivo.
No atual momento o local encontra-se com 65 pessoas detidas e mais de 20 dividem a mesma cela que não dispõe de banheiro. Foi constatado ainda presos que se encontram doentes, muito lixo e entulhos, materiais de apreensão, o que atrai facilmente a presença de insetos colocando em risco a saúde de todos que diariamente precisam estar ali.
Os presos solicitaram que a justiça promova audiência para regularizar as suas situações penais.
"Um outro problema é o desvio de função dos policiais civis, pois a custódia de presos é uma competência do sistema prisional. A função constitucional dos policiais civis é a investigação de crimes", esclarece o diretor Jurídico do Sindpol, José Carlos Fernandes Neto.
O Sindpol solicitou a interdição da Delegacia Regional à Procuradoria de Justiça do município e pediu medidas judiciais cabíveis à Comarca da Justiça daquele município.