Agência AlagoasConcurso mobiliza candidatos à s vagas para PM e Bombeiros Todo SegundoDa Agência AlagoasDesde a divulgação dos editais para o concurso da Polícia Militar de Alagoas e do Corpo de Bombeiros, pelo Governo do Estado, centenas de pessoas redobraram a preparação para tentar ser um profissional da Segurança Pública.
Muitos ainda confundem as profissões de Bombeiro e do Policial, consideram que o Corpo de Bombeiros pertence à Polícia Militar, porém, em Alagoas não é mais assim. A desvinculação entre os órgãos militares aconteceu há 24 anos e, desde então, como instituições coirmãs; são militares, regidos pelas mesmas leis, porém, com atribuições constitucionais distintas.
O edital prevê 1000 vagas para soldado combatente da Polícia Militar, 140 vagas para soldado combatente do Corpo de Bombeiros e 10 para Oficiais do CBM. Aguardado por muitos concurseiros, o certame segue com inscrições abertas até o dia 31 de agosto, mas há candidatos que estão na maratona de estudos há bastante tempo.
Keila Oliveira, de 27 anos, é um exemplo de quem vem se preparando para as provas. Relações públicas e estagiária de jornalismo na Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), ela conta que em dezembro do ano passado montou um cronograma com metodologia própria visando a aprovação no concurso.
Diariamente, a jovem acorda às 5 horas da manhã e distribui seu tempo entre o estágio e a preparação para os testes. No início do ano, Keila procurou um médico e se submeteu a uma bateria de exames que atestaram bom estado de saúde.
Na rotina semanal, a estudante de jornalismo inclui leituras de conteúdos, resolução de questões e atividade física. “Além de estudar em casa, com material didático que já tenho de outros concursos, pratico corridas e abdominais e vou iniciar treinos na barra com uma amiga, que é educadora física”, contou.
O sonho de ser militar começou quando Keila ainda era criança e ganhou incentivo na família, já que seu pai também é militar.
“Meu pai é militar e isto me influencia também. Desde criança participo de solenidades da Corporação e sempre me emociono ao ouvir o hino nacional, além de ser admiradora do trabalho realizado pelos policiais. Outro fator motivante é a estabilidade financeira”, concluiu.
Ser bombeiro é minha vidaSer militar não é tão fácil quanto parece. Exige disciplina e muita dedicação à profissão, mas quem compõe os quadros não se furta em destacar o amor pela carreira escolhida.
O subtenente Carlos de Oliveira Batista está há 27 anos no Corpo de Bombeiros e já compôs as guarnições de resgate, atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento e de incêndio. Considerado por muitos colegas como profissional exemplar, o bombeiro reconhece que dedicou a maior parte de sua vida para atender a população.
“Ser bombeiro militar é meu sonho de infância, é minha vida. É querer ajudar o próximo em qualquer situação. Só tive alegria e êxito na profissão de bombeiro”, contou o subtenente.
Com pouco mais de dois anos de serviço para cumprir, Carlos Oliveira não consegue esconder a tristeza em deixar a rotina de escalas e convivência diária com o trabalho de salvar vidas para trás. Para ele, se desligar das atividades será o momento mais difícil de sua carreira.
“Se tivesse alguma possibilidade de ficar, eu continuaria no Corpo de Bombeiros. Aqui me sinto totalmente completo e, tendo menos de três anos para tirar, não consigo me ver fora”, confessa.
Treino e bons hábitos podem garantir aprovação, alerta preparador físicoA menos de três meses de sua realização, as provas objetivas para o concurso da PM e Bombeiros vão exigir o melhor desempenho dos candidatos às vagas. De caráter eliminatório, o bom aproveitamento nelas será decisivo para a continuidade no processo seletivo, que prosseguirá com as provas físicas.
Para o cargo de soldado da PM serão exigidos, entre outros testes, barra fixa e isometria, abdominais e corrida. Para o CBM, as provas serão de natação, corrida e abdominais. Segundo o personal trainer Fred Ytalo, ainda é possível que os candidatos iniciem a preparação para os testes físicos.
“É possível se condicionar, mas, aqueles que já praticam alguma atividade física ou modalidade esportiva têm vantagens devido à habilidade motora”, explicou Ytalo ao orientar aos sedentários que procurem um profissional de educação física para desenvolver um treino específico e intenso, além de manter uma boa alimentação, sono regular e descanso.
Além da boa preparação física, é necessário que os candidatos estejam preparados para se dedicarem à profissão que estão escolhendo.
“Nas ocorrências, aprendemos a dar valor à vida. Então, tem que nos doar. Aqui lidamos com vida, com salvamento. É importante termos em quem confiar. Aqui, ou é bombeiro ou não é”, ensina o subtenente Carlos Oliveira sobre a atividade diária no Corpo de Bombeiros.