O Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB), empresa que administra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios, por meio de nota prestou esclarecimentos sobre o atendimento ao paciente José Wellington Tomé Silva, vítima de atropelamento no último sábado (11).
Tomé deu entrada na UPA e a família acusa uma médica da unidade de negligência médica. O paciente segue sedado e entubado em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca.
Na nota, IDAB esclarece que o paciente foi acolhido, passou por classificação de risco e recebeu o devido atendimento por uma profissional habilitada para exercer a profissão, que cumpriu todos os protocolos de assistência ao trauma e se coloca a disposição para qualquer esclatrecimento e afirma que a instituição está solidária a dor da família do referido paciente
Leia a nota do IDAB na íntegra
Em atenção à imprensa e à sociedade, em virtude de notícias veiculadas na última segunda-feira (13), o Instituto Diva Alves do Brasil(IDAB), gestor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dra. Helenilda Canales, do município de Palmeira dos Índios, vem esclarecer que:
Frente aos fatos divulgados pelas mídias sociais e imprensa local em relação ao atendimento prestado ao paciente J. W. T. S, e em nome de todos os colaboradores desta instituição, estamos solidários com a dor da família.
Informamos que o paciente foi acolhido na unidade, onde passou por classificação de risco, recebeu atendimento médico, este por sua vez habilitado para o exercício de sua profissão, utilizou medicações e solicitou os exames complementares, conforme protocolo de assistência ao trauma.
Conforme conduta médica, diante do quadro clínico, o paciente permaneceu em observação até que a estabilidade clínica trouxesse segurança para realizar a remoção e transferência para o Hospital Regional Santa Rita, sendo esta a unidade de saúde referência, segundo a regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Enfatizamos que durante a permanência nas instalações da UPA 24 HORAS, todos os procedimentos pertinentes foram empregados pela equipe assistencial, assim como foi preservada a vida do paciente, até que a transferência do mesmo pudesse ocorrer sem oferecer riscos de morte durante a remoção.
Ressaltamos que a equipe assistencial do IDAB recebe treinamento e capacitação. Como exemplo recente, os profissionais participaram do curso de ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support), que promove a qualificação de médicos e enfermeiros para salvar vidas.
Por fim, pedimos a todos, que em respeito à família, evitem pré-julgamentos em relação ao paciente, como também, ao atendimento médico, para que não façam análise prévia das mais variadas notícias e seus respectivos comentários. Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam ou que se fizerem necessários junto aos órgãos competentes para o exercício legal da Medicina.
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Telefone: 3420-1621