Os investimentos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) em Palmeira dos Índios, na região Serrana, devem somar R$ 9 milhões. Além das obras de desassoreamento da barragem Carangueja, situada em Quebrangulo, mas usada para abastecer somente Palmeira, e de reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município, ambas já concluídas, outras estão programadas para ocorrerem em 2019.
De acordo com o presidente da Casal, Clécio Falcão, entre elas, destacam-se a implantação de válvulas redutoras de pressão, as chamadas VRPs, e o zoneamento da rede com Distritos de Medição e Controle (DMCs).
“Essas medidas vão garantir uma melhor distribuição de água na cidade, pois haverá equilíbrio da pressão na rede, redução de vazamentos e, dessa forma, será possível distribuir o líquido de acordo com a necessidade de cada bairro ou região de Palmeira dos Índios”, explicou Clécio Falcão.
Outras obras que melhoraram o abastecimento de Palmeira dos Índios foram: os serviços de ampliação da produção do sistema com captação na barragem Caçamba e a recuperação de uma adutora interligando a ETA de Estrela de Alagoas ao povoado Canafístula.
Comunidades rurais
Além de melhorias na zona urbana, a Casal investe em abastecimento de comunidades rurais de Palmeira dos Índios. Uma delas é o Sítio Alto Vermelho Velho que, pela primeira vez, terá rede de distribuição de água. A obra já está em fase final e de testes do abastecimento.
“Cerca de 80 famílias de agricultores devem ser beneficiadas com água tratada, que será fornecida pela Companhia, após a implantação de uma rede de aproximadamente 6,2 mil metros de extensão, com 60mm de diâmetro, em material PVC PBA”, detalhou o presidente da empresa.
Segundo ele, a Casal também está fazendo as ligações domiciliares para todos os imóveis e o valor investido pela Companhia foi de aproximadamente R$ 250 mil na obra. Na fase de escavação e reaterro da tubulação, houve a parceria da Prefeitura de Palmeira dos Índios.
Já no Povoado Lagoa do Caldeirão, também em Palmeira dos Índios, mais de 220 famílias serão beneficiadas com o fornecimento de água pela Casal. “Essa promessa de trazer água para Lagoa do Caldeirão é antiga, vários gestores municipais e estaduais já a fizeram, mas somente agora será cumprida, graças a essa parceria e bom relacionamento que mantemos com a Companhia”, ressaltou o prefeito Júlio César, quando visitou a comunidade acompanhado pelo presidente da Casal.
Para levar água até o povoado, será implantada uma adutora com aproximadamente 6,4 mil metros de extensão, com 75mm de diâmetro, e depois uma segunda adutora, com 50mm. A obra também vai contemplar a construção de reservatório e estação elevatória.
Essa mesma estrutura vai contemplar, além de Lagoa do Caldeirão, o Povoado Lagoa do Capim, que fica logo ao lado e pertence ao município de Igaci. Juntos, os dois povoados possuem cerca de 1.100 moradores.
E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621