AssessoriaCaps AD desenvolve oficinas para geração de renda dos usuários Todo SegundoDa AssessoriaAproveitamento de alimentos, geração de renda e novas oportunidades. Essas têm sido as lições diárias para os usuários do Centro de Atenção Psicossocial Espaço Renascer (Caps AD) em Palmeira dos Índios. A coordenação da unidade de saúde, visando uma melhor recuperação psicossocial dos usuários, tem realizado diversas oficinas para incentivar a geração de renda dos mesmos.
A cada 15 dias, a equipe do Caps orienta os usuários na produção de geleias de frutas e sucos naturais. A oficina conta com o modo de higienização dos potes, frutas e armazenamento. Os usuários se dividem nas tarefas, auxiliando os oficineiros nas etapas de produção ou observando os trabalhos. “Até agora produzimos geleias de manga, acerola, jabuticaba e abacaxi. Vale lembrar que não usamos corantes ou conservantes, é tudo 100% natural. Queremos aumentar nossa produção para personalizar os vidrinhos das geleias para que eles possam vender o que eles produzem. A equipe não tem interesse nenhum em ficar com a renda, é tudo deles e para eles”, informou a coordenadora da unidade, Flávia Bernardo.
A coordenadora ainda informa que é necessário o interesse por parte da sociedade. “Não temos como arcar com a compra de frutas, potes de vidro e os demais materiais. Quem tiver interesse de ajudar, doando frutas e os demais materiais, pode nos procurar. Esse trabalho é uma forma de ajudar nossos pacientes na ressocialização e assim, saírem daqui com algo de bom para a vida”, reforça Flávia.
Além das geleias e sucos naturais, a unidade trabalha com artesanato, onde todos produzem peças confeccionadas com jornais velhos. O Caps atende, mensalmente, 80 usuários.