O presidente Jair Bolsonaro inaugurou, na manhã desta quinta-feira (5), a ampliação do sistema de abastecimento de água do município de Piranhas, no Sertão de Alagoas. A solenidade ocorreu em um ginásio de esportes no Distrito de Piau.
Executado com recursos de R$ 12 milhões da Funasa, o Sistema de Abastecimento de Água beneficiará 10 mil pessoas da área rural do Distrito de Piau, por meio de captação de água no Trecho III do Canal do Sertão Alagoano, que já está em operação.
A obra de ampliação contou com a construção de 6 km da adutora de água bruta e de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), do tipo dupla filtração (que trata 100 m³ de água por hora) e com a implantação de 12 km de adutora de água tratada e de 8 km de rede de distribuição setorizada e ampliada.
Na oportunidade o presidente assinou a liberação de quase R$ 15 milhões para sequência das obras do trecho IV do Canal do Sertão.
O sistema adutor Canal do Sertão Alagoano capta água do Rio São Francisco na usina hidrelétrica de Moxotó, em Delmiro Gouveia, e segue até São José da Tapera, abrangendo 123,4 quilômetros (trechos I a IV). Os trechos I, II e III já estão em operação e abastecem direta e indiretamente 228 mil pessoas nas cidades da região do Alto Sertão. O trecho IV atenderá mais 113 mil habitantes, além de contribuir com a irrigação.
Antes da chegada a Alagoas, o avião que levava o presidente Bolsonaro e comitiva para Paulo Afonso (BA) teve que aterrissar no aeroporto de Aracaju (SE) por causa do mau tempo no destino nesta manhã. Segundo o aeroporto de Paulo Afonso, não havia visibilidade para o pouso por volta de 8h30.
E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621