A Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou, na última terça-feira (29), uma lista de 21 barragens que terão fiscalização priorizada em Alagoas. Essas barragens serão classificadas nas categorias de risco alto, médio ou baixo e com dano potencial associado. A barragem da Mata da Cafurna, em Palmeira dos Índios, não aparece no relatório da ANA. Mas, o chefe da Divisão Técnica do Ibama - AL, Rivaldo Couto disse, em entrevista ao ALTV2, da TV Gazeta, que para o instituto, “Mata da Cafurna é a única barragem de Alagoas que oferece riscos para a segurança das comunidades”.
Por causa da declaração do representante do Ibama, a Prefeitura de Palmeira dos índios determinou imediatamente que uma equipe técnica do município fizesse, nesta quarta-feira (30), uma inspeção na barragem. O engenheiro civil José Antônio, que trabalhou no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), e realizou vários projetos de barragens pelo órgão federal, em Alagoas, informou que a barragem da Mata da Cafurna possui Coeficiente de Segurança máximo e que ela não oferece risco nenhum à população palmeirense.
Segundo a avaliação do engenheiro, não há possibilidades rompimento. “A barragem é uma das mais seguras de Alagoas. Foi construída de alvenaria de pedra e está completamente estabilizada. Devido ao assoreamento, ela não oferece risco de esforço. Portanto, não tem como se romper. Mesmo após as fortes chuvas que caíram recentemente no município, o nível de água se manteve estável, baixo e sem risco de colapso”, garantiu José Antônio.
O secretário da Defesa Civil Municipal Flávio Emílio também inspecionou a barragem. Ele disse que a responsabilidade da manutenção é da Fundação Nacional do Índio (Funai). “Mesmo com esta avaliação, pediremos ainda um Relatório de Segurança completo aos órgãos competentes, como a Funai, que é responsável pela barragem por ela se encontrar em terras indígenas, o Ibama e o Instituto do Meio Ambiente. Quero falar para o povo indígena, e para a população palmeirense em geral, que não há risco algum de rompimento da barragem da Mata da Cafurna. Mas, com um Plano de Segurança elaborado por estes órgãos federais, ofereceremos mais tranquilidade a todos os moradores da nossa cidade”, ressaltou Flávio Emílio.
E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621