Debater estratégias de enfrentamento ao trabalho infantil do município foi a pauta de audiência pública realizada nesta segunda-feira (26), pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria).
A proposta do fórum é mobilizar, informar e sensibilizar os atores que atuam com a temática. Para isso, convida para a discussão o poder público, sociedade civil, comerciários, órgãos de defesa e de responsabilização da criança e do adolescente.
Presente na cerimônia, o prefeito destacou o importante serviço realizado pela secretaria de Desenvolvimento Social no combate ao trabalho infantil. E parabenizou os representantes dos órgãos presentes na audiência.
“Com esse fórum, cria-se um novo leque de caminhos para o fortalecimento do trabalho realizado no município”, destacou. Teófilo ainda apontou a educação como o primeiro caminho a guiar crianças e adolescentes para um futuro melhor.
Neste ano de 2018 o município intensificou as ações no sentido de construir o diagnóstico do perfil do trabalho infantil para atuar diretamente no foco dAnadja Almeida destaca o trabalho de apoio a crianças e adolescentes de Arapiracao problema.
Durante a audiência foram apresentados ao público os dados colhidos no cadastro único e do serviço especializado em abordagem social, a partir da exploração do perfil, a exemplo de quem são, onde estão, a faixa de renda familiar, locais e o porquê trabalham.
“Esse perfil traçado vai nos ajudar no futuro diagnóstico para compor o Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, que sairá a partir de propostas construídas coletivamente para prevenir e erradicar o trabalho infantil em nosso município”, pontuou Eliane Cicera Bezerra, coordenadora das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI).
Na programação, além da apresentação das ações de 2018 e o perfil do trabalho infantil de Arapiraca, por Eliane Cicera Bezerra; palestra com o tema “Desafios e possibilidades da atuação intersetorial no enfrentamento ao trabalho infantil”, ministrada por Lidiane Galvão, militante da causa, há 10 anos, que destacou a experiência exitosa de Maceió.
A partir da lista de propostas construídas coletivamente, durante o evento, que serão avaliadas pela Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, visam a construção do plano municipal, destacou coordenadora do AEPETI.
Mesa
Entre os presentes na mesa de abertura, o prefeito Rogério Teófilo; a secretária de Desenvolvimento Social, Anadja Almeida; da subsecretária Municipal de Saúde, Leiliane Sandrine; e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rosana Queiroz; da Secretaria de Estado da Assistência e desenvolvimento Social (SEADES), Isarelle Damasceno; do Ministério do Trabalho, Dulciane Lemos; do Conselho Tutelar, Graça Oliveira e Lázaro da Silva; e a jovem do Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos (SCFV), Lorrana Stefany.
E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621