AssessoriaApós fechar por falta de pagamento, UPA reabre nesta terça-feira Todo SegundoDa AssessoriaApós um período de suspensão dos serviços de 48 horas, devido a uma greve dos médicos plantonistas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios será reaberta nesta terça-feira (3) pela manhã. Esta foi uma das promessas que o prefeito Júlio Cezar fez à população durante o discurso de posse do dia 1º e que foi cumprida.
Segundo o coordenador geral da UPA Evandro Tavares, o município tem um débito com a Unidade, acumulado desde o ano de 2014, que ultrapassa os R$ 3 milhões. “Nós estamos com todos os serviços pagos em dia, mas no que diz respeito ao setor médico essa dívida vem se acumulando há três anos e desde então tem gerado uma bola de neve. O nosso interesse sempre foi definir esta situação que tem se agravado cada vez mais, para que a empresa que fornece os médicos possa voltar a atuar com a gente”, explicou.
Após uma conversa telefônica com Daniel Alves, diretor da empresa Moraes e Alves, responsável pelos serviços médicos, a situação foi definida. O prefeito Júlio Cezar disse que a população não poderia mais ser penalizada com o fechamento de um dos serviços mais importantes que o município oferece à população.
“Ao chegarmos à UPA, para a reunião, encontramos uma mulher grávida com uma criancinha. Elas tinham se machucado em um acidente de moto. O rosto da criança estava sangrando e encaminhamos as duas para o Hospital Santa Rita. Isso é de cortar o coração. As pessoas não têm plano de saúde, elas só têm a esperança de contar com a UPA. Então, não poderíamos permitir que a Unidade continuasse com as portas fechadas. Aliás, isso nem era para ter acontecido. O nosso compromisso é com o povo, com a verdade, e dentro do possível vamos arrumando a casa. A saúde é um serviço essencial e ele precisa ser de qualidade e que atenda a todos”, disse o prefeito.
Também estiveram presentes à reunião a secretária de Saúde de Palmeira Kátia Born, o vice-prefeito Márcio Henrique, a gerente de Saúde Christiane Balbino, técnicas da Secretaria de Saúde e funcionários da UPA.