11/07/2025 08:19:00
Alagoas
Alagoas segue com alta de casos graves de gripe, mesmo com queda no país
Idosos e crianças pequenas seguem como os mais vulneráveis no atual cenário alagoano
ReproduçãoAlagoas está entre os estados com mais internações por gripe grave, diz boletim da Fiocruz
Todo Segundo

 Apesar da queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em boa parte do país, Alagoas segue na contramão da tendência nacional e aparece com níveis de hospitalizações classificados como moderados a muito altos entre idosos, conforme revelou o boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (10) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O levantamento, que analisa os dados da Semana Epidemiológica 27 (de 29 de junho a 5 de julho), indica que o estado alagoano ainda enfrenta pressão no sistema de saúde devido à circulação da influenza A — o vírus da gripe mais agressivo entre os mais velhos —, além de um cenário persistente de casos elevados de VSR (Vírus Sincicial Respiratório) em crianças pequenas, comum em boa parte do Nordeste.

De acordo com a pesquisadora Tatiana Portella, da Fiocruz, o panorama de queda nos registros nacionais se deve à interrupção do crescimento de internações causadas por VSR nas crianças e por influenza A nos idosos. Ainda assim, o alerta permanece:

“Os números de hospitalizações por SRAG ainda são altos, e há crescimento pontual em algumas faixas etárias. Por isso, é essencial que as pessoas estejam com a vacinação em dia contra a gripe e a Covid-19, especialmente os idosos e imunocomprometidos, que precisam de reforço a cada seis meses”, destacou Tatiana Portella.

A especialista também reforça a importância do uso de máscaras em locais fechados e com aglomerações, além de isolamento ao apresentar sintomas gripais, para reduzir a circulação dos vírus.

Junto com Maranhão, Paraíba e Sergipe, Alagoas aparece como um dos quatro estados do Nordeste com níveis elevados de SRAG entre idosos, segundo o boletim. O cenário preocupa as autoridades de saúde locais, que já vinham enfrentando desafios com a baixa adesão às campanhas de imunização em 2024 e início de 2025.

A incidência de SRAG em crianças pequenas, por sua vez, segue elevada na maioria dos estados, com exceção apenas do Tocantins e do Distrito Federal.

O InfoGripe é uma ferramenta do Sistema Único de Saúde (SUS) voltada ao monitoramento da Síndrome Respiratória Aguda Grave em todo o país, oferecendo suporte às vigilâncias em saúde na identificação de regiões prioritárias para ações emergenciais e campanhas de prevenção.

Fique atento:

E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2025. Todos os direitos reservados.