16/05/2025 15:24:20
Alagoas
Alagoas está entre os estados que mais casam e mais se divorciam no Brasil
Estado tem índices acima da média nacional tanto em uniões quanto em separações, aponta IBGE
ReproduçãoCasamentos em alta, divórcios também: os dois lados do amor em Alagoas
Todo Segundo

Alagoas apresentou em 2023 uma taxa de nupcialidade legal de 5,7 casamentos por mil habitantes com 15 anos ou mais, superando a média nacional, que ficou em 5,6‰. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (16), com base nos registros civis de todo o país.

O desempenho coloca o estado em posição de destaque entre as 27 unidades da federação. Alagoas superou, por exemplo, estados como o Rio Grande do Sul (3,9‰), Sergipe (3,8‰) e Piauí (3,7‰). Os maiores índices de casamento foram registrados em Rondônia (9,1‰), Acre (8,5‰) e Distrito Federal (7,9‰), regiões onde, segundo o IBGE, fatores culturais e demográficos influenciam diretamente na decisão pelo matrimônio civil.

Apesar da taxa elevada de casamentos, Alagoas também aparece entre os dez estados com os maiores percentuais de dissolução de vínculos. A taxa de divórcios no estado foi de 3,0 por mil habitantes com 20 anos ou mais, superior à média nacional, que fechou 2023 em 2,8‰.

Para o IBGE, os números evidenciam a complexidade dos fatores que envolvem a nupcialidade e os divórcios no país. “As comparações entre as taxas indicam o grau de complexidade que envolve a análise da nupcialidade, pois estão ligadas a fatores culturais, econômicos e demográficos”, aponta o estudo.

O levantamento ainda mostra que o tempo médio entre o casamento e o divórcio no Brasil foi de 13,8 anos. Além disso, 46,3% das separações judiciais envolveram casais com filhos menores, e em 42,3% desses casos houve guarda compartilhada dos filhos.

Outro dado relevante diz respeito aos recasamentos. Em 2023, 31,1% dos casamentos formalizados no país envolveram ao menos um cônjuge divorciado ou viúvo. Esse índice reforça a percepção de que os casais têm adiado cada vez mais a decisão pelo casamento civil. “A ampliação da idade ao se casar pode estar relacionada ao adiamento da decisão pelo casamento civil e ao aumento do número de recasamentos”, afirma o IBGE.

O estudo também aponta que, em nível nacional, os casamentos entre pessoas do mesmo sexo representaram 1,2% do total de uniões legais.

Com uma sociedade em transformação, os dados de Alagoas refletem tanto o apego cultural à formalização da união quanto os desafios das relações conjugais nos tempos atuais.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2025. Todos os direitos reservados.