06/07/2025 23:33:19
Alagoas
Alagoas entre os seis estados com crescimento contínuo nos casos de SRAG
Estado integra grupo com maior crescimento de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave no país
FiocruzAlagoas entre os seis estados com crescimento contínuo nos casos de SRAG, alerta Fiocruz
Todo Segundo

Alagoas está entre os seis estados que enfrentam crescimento contínuo nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme aponta o boletim mais recente do InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com a Fiocruz, o estado integra um grupo formado também por Mato Grosso, Paraná, Pará, Rondônia e Roraima, onde a incidência de hospitalizações por SRAG, principalmente relacionadas à Influenza A e ao vírus sincicial respiratório (VSR), tem aumentado nas últimas semanas epidemiológicas.

Segundo o boletim, 33,4% dos casos positivos de SRAG no Brasil, nas últimas quatro semanas, foram causados pela Influenza A, enquanto 47,7% foram associados ao vírus sincicial respiratório. Já a participação do Sars-CoV-2 (Covid-19) está em queda, representando apenas 1,8% dos casos.

A pesquisadora do InfoGripe, Tatiana Portella, reforça que, mesmo com quedas em algumas regiões, Alagoas ainda registra crescimento nos casos e mortes por SRAG, especialmente entre idosos e crianças pequenas. “A Influenza A é a principal causadora de hospitalizações e óbitos entre idosos, enquanto o vírus sincicial respiratório impacta mais as crianças pequenas, seguidos pelo rinovírus e pela Influenza A”, explica.

Tatiana destaca ainda a importância da vacinação contra a influenza, disponível gratuitamente pelo SUS para grupos prioritários. “Mesmo que você já tenha tido gripe este ano, é fundamental se vacinar, pois a proteção é contra múltiplos subtipos do vírus. A vacinação é a principal ferramenta para reduzir hospitalizações e óbitos”, alerta.

Enquanto estados como Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo já apresentam sinais de queda ou estabilização nos casos de SRAG, Alagoas mantém tendência de crescimento, junto com Sergipe, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e Roraima.

O boletim da Fiocruz reforça que o combate à SRAG depende da combinação entre vacinação, cuidados pessoais, como higienização das mãos, uso de máscaras em ambientes fechados e atenção à saúde, principalmente para os grupos mais vulneráveis.

E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2025. Todos os direitos reservados.