O Dia Internacional da Segurança do Paciente está sendo marcado, nesta terça-feira (17), no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, com uma série de atividades educativas e de orientação aos profissionais de saúde do maior hospital público do interior de Alagoas.
Antes de iniciarem o trabalho, logo no começo do plantão, os servidores foram abordados pela equipe do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e receberam orientações para evitar o uso de adornos, como anéis, alianças, brincos, pulseiras e relógios, entre outros utensílios, durante o trabalho nas áreas assistenciais.
A coordenadora do núcleo, a enfermeira Isabela Félix, disse que os adornos facilitam o acúmulo de microrganismos no ambiente de trabalho.
Para tanto, foram disponibilizadas sacolas descartáveis para que fossem guardados os utensílios.
A campanha contou com o apoio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e da gerência-geral do HE do Agreste, que tem à frente a médica Regiluce Santos.
O grupo também orientou os profissionais de saúde acerca da lavagem correta das mãos, a fim de evitar a umidade e o acúmulo de resíduos.
“Nosso núcleo faz esse trabalho diariamente, aqui no hospital, com a identificação correta do paciente e segurança das medicações, entre outros procedimentos, mas estamos reforçando as orientações hoje, por conta da passagem da data comemorativa, organizada pela Organização Mundial da Saúde ”, lembra Isabela Félix.
A técnica de enfermagem Sandreany de Carvalho destacou a importância da iniciativa no hospital.
“Sabemos que esses adornos não podem ser usados. Há momentos em que a gente sai de casa com eles e acaba ficando no ambiente de trabalho. Isso pode trazer alguma contaminação para as enfermarias e também para nossas casas. Por isso, é sempre importante esse trabalho de orientação e prevenção”, destacou a profissional de saúde.
E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621