Mães, pais, familiares e amigos acompanharam a solenidade de formatura de 82 crianças dos municípios de Arapiraca, Limoeiro de Anadia e Craíbas, que fazem parte da 10ª turma do Projeto Pelotão Mirim do 3º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Arapiraca, interior de Alagoas. Evento aconteceu no Ginásio João Paulo II, no Parque Ceci Cunha.
A solenidade foi regada de emoções. A execução do Hino Nacional ficou por conta da soldado Elda Pereira e paralelo a entoação a intérprete de Libras, Angelica Cordeiro, fazia a interpretação com gestos da linguagem de sinais.
As lágrimas de felicidade desciam nos rostos iluminados pelos olhares de orgulho. Cada gotinha significava o suor de todos os envolvidos no cumprimento das missões durante o ano letivo de 2019.Os alunos, em um momento surpresa, prestaram uma homenagem a toda equipe de instrutores do Projeto, e entregaram as professoras e instrutoras flores em reconhecimento a todo apoio recebido. As agraciada foram: cabos Marília, Maria Lays e Jaqueline; e ainda os professores Adriana Honório, Marleide e Márcio.
Para a Cabo Jacqueline, Coordenadora do Projeto, é gratificante ver mais uma turma se formar. “A cada edição a gente se sente realizado, são dezenas de crianças que estão tendo a chance de mudar de vida Eles se apaixonam pela carreira militar e o que eles aprendem aqui, as experiências que passaram, eles nunca vão esquecer”, disse.
Fazendo a quebra de protocolo, o comandantedo 3º BPM, tenente-coronel Mário Palmeir,a presenteou uma das formandas, a pequena Evellyn Maria, ao tomar conhecimento que a mesma havia escrito uma carta pra o Papai Noel e teria pedido ao ‘bom velhinho’ um presente para a sua irmã mais nova, onde foi atendida. Ela não pediu nada pra ela, iria passar o Natal sem presente, mas, o oficial se sensibilizou com a atitude da menina e lhe deu um presente.
Este ano, o Projeto - que homenageou Marcos Vasconcelos de Souza, representante da Pedreira Triunfo, com o nome da turma -se estendeu para atender as crianças da cidade de Craíbas, uma vez que assistia apenas Arapiraca e Limoeiro de Anadia.
Foram 10 meses intensos de aprendizado com matérias de Matemática, Português, Ciências, Libras, além de Educação Física e Karatê. Um dos golpes para a melhoria no futuro dos jovens oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade, é a ordem seguindo a hierarquia, o respeito, o entendimento sobre cidadania.
A solenidade contou com a participação especial da banda do 3º BPM e foi prestigiada pelo comandante do CPAI-II, coronel Wellington Bittencourt; tenente-coronel MárioPalmeira, comandante do 3º BPM; prefeito de Craíbas, Ediel Leite; Vereadora Graça, representando a Prefeitura de Arapiraca; e pela secretária de Educação de Limoeiro de Anadia e representante do Prefeito, Glauciane Veiga, além dos familiares e amigos dos formando.
E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621