AssessoriaPeruanos são presos com passaportes vencidos na BR-101 Todo SegundoDa Assessoria
Dois peruanos foram presos na madrugada desta quinta-feira (11) após serem abordados por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR 101, em Porto Real do Colégio/AL. Além de estarem com os passaportes e vistos vencidos há 11 anos, eles também possuem diversas passagens por roubo e furto em pelo menos cinco estados.
Os estrangeiros, de 50 e 53 anos, estavam como passageiros de um Corsa que fazia transporte alternativo de Alagoas para Sergipe. Após a solicitação de identificação, um deles apresentou passaporte vencido em 2004 e o outro estava sem documentos, apenas com um crachá que o identificava como marinheiro.
Durante conversa com os agentes, eles disseram que não se conheciam e que estavam viajando juntos por coincidência, pois um morava em Fortaleza e outro em Recife. Após análise dos dados dos suspeitos, os policiais descobriram que tratava-se de acusados de roubos e furtos. Um deles tinha passagem pelos crimes nos estados do Ceará e de Sergipe. O outro, nos estados da Bahia, Pernambuco, além de um mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça da Paraíba.
O mandando de prisão foi cumprido e eles foram encaminhados para a sede da Polícia Federal, em Maceió/AL, pelo crime de não apresentar documentos comprobatórios da situação regular no Brasil.
A atividade estava inserida no cronograma da quinta edição da Operação Brasil Integrado – São João Seguro, que acontece nos nove estados do Nordeste do país. A ação é coordenado pelo Ministério da Justiça e envolve as Polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), as Secretarias de Defesa Social, através das Polícias Civil (PC), Militar (PM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), e da Perícia Oficial, e a Força Nacional.
Durante a operação, serão realizadas atividades para inibir e reprimir delitos como homicídio, porte ilegal de armas e explosivos, roubo e tráfico de drogas. O objetivo é fortalecer a integração entre as forças de segurança pública em toda a região e intensificar o enfrentamento conjunto ao crime e à violência no período que antecede os festejos juninos.