Arquivo/PC-ALOperação conjunta prende suspeitos de crimes em Maceió Todo SegundoDa AssessoriaA integração das forças policiais da capital culminou, na madrugada desta quinta-feira (17), em mais uma desarticulação de quadrilha que comandava o tráfico de drogas na parte baixa de Maceió. Foram apreendidas armas, drogas e 11 pessoas foram presas, entre elas os chefes das ações criminosas. Uma pessoa acusada foi morta por resistência.
De forma integrada, os serviços de inteligência fizeram levantamentos precisos com o apoio do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) e as representações foram acatadas pelas 15ª e 17ª Varas Criminais que expediram os mandados de prisão e de busca e apreensão, totalizando 28.
A ação contou com 120 homens de guarnições do Bope, Radiopartulha, Batalhão de Trânsito, Batalhão de Eventos e 4º Batalhão (da Polícia Militar) e equipes do Tático Integrado Grupo de Resgates Especiais (Tigre), Asafixia, Oplit e Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN), da Polícia Civil.
Os 11 integrantes da quadrilha apresentados no auditório da Secretaria de Segurança Pública (SSP) já são conhecidos da polícia, a maioria reincidente nos crimes e todos considerados perigosos. Eles agiam nos bairros de Ponta da Terra, Pajuçara e Jaraguá e recebiam ordens diretas de Fleigadi Ferreira Moura, conhecido como "Gadinho" (30 anos), e Jaldemir Nascimento Santos Filho, conhecido como ‘Amaral’ (27 anos).
Nos telefones dos acusados há áudios de comandos de homicídios e também para a distribuição de entorpecentes. Fleigad, de acordo com a polícia, domina o tráfico na região. Com diversas passagens pelas delegacias e sistema prisional em dezembro de 2012 foi preso com tornozeleira de posse de 1,5 kg de pasta base de cocaína, dinheiro e balança de precisão.
Com o bando foram encontrados quatro revólveres, sendo três de calibre 38 e um de calibre 32; uma pistola 380 e várias munições, além de 500g de cocaína, 25kg de maconha, 23 aparelhos celulares, duas balanças de precisão e R$ 500 em espécie.
Os presos foram levados para o Complexo de Delegacias Especializadas (Code) para autuação do flagrante por formação de quadrilha, porte ilegal de arma, tráfico de drogas e homicídios e de lá serão remanejados para a Casa de Custódia 2, no bairro do Jacintinho, até a condução ao sistema prisional.
Na operação foram presos Ricardo Lourenço da Silva, 28; Ítalo Silvestre Ferreira da silva, 21; Antonio da Silva Lopes, 21; Willians Bruno Santos, 24; Adriano Mendonça Alves, 20; Leonardo Felipe Cândido de Lima, 32; Andre Luiz da Silva Ferreira, 23; Jose David da Silva Santos, 30; Deurilani Raissa Correia, 20; Helenilda Santos da Silva, 45; Henrique Granjeiro Vilela, 24.