Divulgação
Detentos monitorados por tornozeleiras são presos em Palmeira Todo SegundoDo Todo SegundoDois detentos do regime semiaberto, que eram vigiados por meio de tornozeleiras eletrônicas, foram presos na manhã desta segunda-feira (16), na Rua Santina Roque, no bairro Vila Maria, em Palmeira dos Índios.
De acordo com informações do 10º Batalhão de Polícia Militar, o Serviço de Inteligência e uma guarnição do Pelopes, flagraram José Helenildo Rodrigues de Oliveira, de 29 anos, e Rodrigo Braz Ferreira, de 31, com tornozeleiras eletrônicas de monitoramento fora do horário permitido pela justiça.
Os detentos foram encaminhados à delegacia regional do município. Contra a eles foi confeccionado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
O equipamento aponta onde o preso está, mas não o que está fazendoA tornozeleira eletrônica foi introduzida em Alagoas em 2011, visando contornar o problema de superlotação no sistema prisional do estado. O preso é mandado pra casa, com o equipamento fixado no tornozelo (se ele retirar, aciona o alarme), e é monitorado dia e noite, sistema via satélite, que inclui o uso sofisticado GPS.
Desta forma, o polícia sempre sabe onde o preso está, mas não o que está fazendo.
A legislação penal brasileira assegura a implantação de regimes de cumprimento de pena, e dentre eles o regime aberto e o semiaberto.