DivulgaçãoDetentos monitorados por tornozeleiras são presos em Palmeira Todo SegundoDo Todo SegundoDois detentos do regime semiaberto, que eram vigiados por meio de tornozeleiras eletrônicas, foram presos na manhã desta segunda-feira (16), na Rua Santina Roque, no bairro Vila Maria, em Palmeira dos Índios.
De acordo com informações do 10º Batalhão de Polícia Militar, o Serviço de Inteligência e uma guarnição do Pelopes, flagraram José Helenildo Rodrigues de Oliveira, de 29 anos, e Rodrigo Braz Ferreira, de 31, com tornozeleiras eletrônicas de monitoramento fora do horário permitido pela justiça.
Os detentos foram encaminhados à delegacia regional do município. Contra a eles foi confeccionado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
O equipamento aponta onde o preso está, mas não o que está fazendoA tornozeleira eletrônica foi introduzida em Alagoas em 2011, visando contornar o problema de superlotação no sistema prisional do estado. O preso é mandado pra casa, com o equipamento fixado no tornozelo (se ele retirar, aciona o alarme), e é monitorado dia e noite, sistema via satélite, que inclui o uso sofisticado GPS.
Desta forma, o polícia sempre sabe onde o preso está, mas não o que está fazendo.
A legislação penal brasileira assegura a implantação de regimes de cumprimento de pena, e dentre eles o regime aberto e o semiaberto.