O corpo de Joaquim de Araújo Santos, 53 anos, vítima de um duplo homicídio ocorrido na noite da última segunda-feira (26), na cidade de Campo Grande, interior do Piauí, foi sepultado na manhã desta quinta-feira (29), em Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas.
De acordo com familiares, mesmo o crime tendo ocorrido na última segunda, o corpo de “Joca” como era conhecido, só chegou na cidade de Palmeira dos Índios durante a madrugada desta quinta, devido os trametes legais e a distância entre os dois estados.
O sepultamento de "Joca" ocorreu ao som de aboios no Cemitério Campo Santo Parque do Agreste. O adeus a “Joca”, foi um dos pontos mais emocionante. Antes do caixão descer ao túmulo onde seu pai foi enterrado, o irmão dele, o aboiador “Duda do Gado”, cantou uma toada, homenagem que foi acompanhada por amigos e familiares.
Entenda o caso
Dois homens foram executados com vários disparos de arma de fogo na noite da segunda-feira (26), na cidade de Campo Grande, interior do Piauí. Uma das vítimas, era Joaquim de Araújo Santos, o “Joca” é natural de Palmeira dos Índios. Ele negociava com compra e venda de gado.
De acordo com a Polícia Militar do estado do Piauí, as vítimas trafegavam pela rodovia BR-316, em um carro Jeep Renegade e quando o motorista reduziu a velocidade para passar sobre uma lombada, três homens se aproximaram em um veículo modelo Corolla efetuaram os disparos.
Baleado, o motorista do Jeep perdeu o controle e o carro saiu da pista, colidindo contra o muro de uma residência às margens da rodovia. Em seguida, os ocupantes do Corolla desceram e efetuaram vários tiros, executando Joaquim de Araújo e Francisco Jairton Teixeira Martins, 37 anos, que estavam no Jeep. No local foram encontrados cartuchos de arma calibre 12.
Segundo o delegado Marcelo Leal, titular da Gerência de Polícia do Interior, no Piauí, Francisco Jairton Teixeira Martins era cearense e investigado em uma série de crimes de pistolagem.
"Os dois foram abordados e houve uma breve perseguição. O carro foi atingido e bateu. Depois, os suspeitos saíram do carro e efetuaram vários tiros. O Francisco Jairton era investigado em uma série de crimes de pistolagem e a execução dele pode ter relação com essa atividade criminosa", explica o delegado.
Francisco Jairton foi preso em 2013, no município de Uberaba, em Minas Gerais. Na época, ele era um dos assassinos mais procurados do Ceará, segundo a Polícia Federal (PF). O homem tinha diversos mandados de prisão em aberto e era suspeito de matar 39 pessoas. Além de procurado pela polícia, ele era alvo de rivais de outros grupos criminosos no Nordeste.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621