A noite desta terça-feira (15), ficará marcada na memória da cidade como um momento crucial para a busca por justiça no caso que comove Alagoas. Depois de mais de seis horas de minuciosos trabalhos periciais, foi concluída a tão aguardada reprodução simulada da morte do adolescente Gabriel Lincoln Pereira da Silva, de apenas 16 anos, durante uma abordagem da Polícia Militar em Palmeira dos Índios.
O procedimento, realizado no bairro Vila Maria, reuniu autoridades, peritos, familiares e os policiais envolvidos na ação que resultou na tragédia em maio deste ano. A simulação é vista como um divisor de águas na investigação que mobiliza a sociedade palmeirense, ávida por respostas.
Em entrevista ao Portal Todo Segundo, o advogado da família, Gilmar Menino, definiu o momento como um verdadeiro “dever cumprido”, ressaltando a importância histórica da diligência para esclarecer os fatos e agradecer a resposta dos órgãos de segurança.
“Ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas o que este advogado vinha lutando muito, juntamente com a família e a própria sociedade de Palmeira dos Índios – que vive esse luto e cobra respostas – era justamente pela realização dessa reprodução simulada. Sabíamos que ela seria fundamental para esclarecer o caso Gabriel”, afirmou Gilmar Menino.
O advogado destacou a seriedade e a excelência técnica da reprodução, conduzida pelo Instituto de Criminalística de Alagoas, com o apoio da Polícia Científica:
“Quero agradecer publicamente à Secretaria de Segurança Pública do Estado, que atendeu nosso pleito, e ao Instituto de Criminalística, que vem realizando um trabalho de excelência. Estamos muito bem servidos. O que presenciei aqui foi um trabalho técnico, criterioso e comprometido com a verdade”, declarou.
Gilmar Menino ressaltou ainda a importância de o procedimento ter sido feito com o inquérito policial ainda em andamento, fato que pode acelerar e fortalecer a investigação:
“A reprodução simulada realizada com o inquérito em curso favorece demais o andamento do processo. O delegado terá elementos técnicos robustos para concluir o inquérito com detalhes que só esse tipo de diligência oferece”, completou.
E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621